Blog


Tudo o que precisa de saber sobre a Água Hidrogenada

Dos Ionizadores tipo Kangen aos Hidrogenadores

Por J. F. S. Guilabert

Desde que em 2007 o Dr. Shigeo Ohta publicou na revista “Nature Medicine” que o hidrogénio é um antioxidante com "super poderes" que revolucionou o mercado do hidrogénio e, portanto, o dos hidrogenadores de água.

Esta maravilhosa descoberta pôs fim à confusão que durante anos tem havido sobre os ionizadores de tipo "Kangen", que às vezes obtêm grandes melhoras na saúde dos seus usuários, mas não em muitos. Essas máquinas, que começaram a ser comercializadas no Japão nos anos sessenta, fazem uma eletrólise à água e separam-na em dois fluxos, obtendo-se uma água para beber muito alcalina e abundantes minerais ionizados, propriedades que se pensou serem as que traziam os benefícios. Mas nunca foi pensado ser através do hidrogénio, que esses ionizadores geram acidentalmente e em concentrações às vezes insignificantes, dependendo do tipo de água utilizada.

Agora que os benefícios são mostrados apenas pela água enriquecida pelo hidrogénio, esses ionizadores são obsoletos, pois trazem muito menos concentração em H2 que os hidrogenadores modernos, projetados exclusivamente com hidrogénio e com tecnologias impensáveis ​ ​no século passado.

E então há seu pH, que é extremamente alto e fora das gamas recomendadas. A "moda alcalina" foi construída com a falsa crença de que a água ionizada era boa por causa do pH alcalino e descobriu-se que o efeito alcalinizante é feito pelo hidrogénio, reduzindo a oxidação e também pelos abundantes minerais ionizados.

Tomar antioxidantes é a melhor maneira de nos alcalinizar, tendo o melhor exemplo no limão,  graças ao seu potencial antioxidante alcalino, embora muito ácido.

Na minha recente visita à Feira de Saúde de Tóquio em 2017, pude ver que todas as empresas relacionadas com as águas hidrogenadas, e que vi muitas, não foram marcadas pela "moda alcalina" e proclamaram a sua baixa mineralização e pH neutro, não tentando exceder o valor de  7.36 do sangue.

O nosso corpo não pode assimilar os minerais inorgânicos da água, que são os que elevam o pH, assimilando apenas os orgânicos dos alimentos. Além disso, temos que pensar que vai para o sangue o que bebemos e também o que comemos, fornecendo um tomate mais minerais que dezenas de litros de água e, como dissemos, orgânicos.

E, por fim, não se deve esquecer que os ionizadores de tipo "Kangen" estão conectados à água da torneira, que em toda a Espanha é potável, mas não está livre de contaminantes. O primeiro passo na obtenção de uma água com propriedades "extra-saudáveis" é que esteja isenta de metais pesados, nitratos, pesticidas, cloro, etc., que, como um todo, apenas a osmose reversa ou a ultrafiltração podem eliminar, por mais que defendam outro tipo de filtros.

Assim, após 23 anos de experiência em tratamento de água e com mais de 5 anos de experiência em água hidrogenada, eu vi em lojas no Japão, substituirem ionizadores por hidrogenadores ano após ano. A água que eu posso recomendar é a de mineralização muito fraca, com pH neutro, livre de contaminantes e, obviamente, com a concentração máxima de hidrogénio.

 

Valide esta informação em: http://www.molecularhydrogenfoundation.org/